terça-feira, 30 de dezembro de 2008


BLOCO CARNAVALESCO “DEMÔNIOS ACADÊMICOS DA BENJAMIN”

O NASCIMENTO DO BLOCO

O bloco “Demônios Acadêmicos da Benjamin” é uma tradição no carnaval itatibense. Como a “Banda do Saco” marcou os carnavais na década de 50, os “Demônios” representam, desde 1978, a irreverência, alegria e espontaneidade do povo itatibense.
Tentaremos mostrar, neste breve relato, um pouco da história e da evolução desse grupo que transcende suas atividades carnavalescas, participando de competições esportivas e estimulando as artes em geral.
Em 1977, Itatiba viu renascer seu carnaval de rua com a apresentação de diversas escolas de samba, que surpreenderam o itatibense por sua beleza e ritmo. Mas, mesmo antes das escolas de samba, um grupo de jovens se reunia na Praça da Bandeira e rua Benjamin Constant, onde batucavam e no final da madrugada acabavam saindo em serenata. O grupo era bastante heterogêneo: boêmios tradicionais, jovens estudantes, comerciários, bancários, dentre pessoas das mais variadas faixas etárias, cor, credo e religião, passavam horas unidos pelo amor à música e à noite. Por volta de novembro de 1977, começou a surgir a idéia de se formar um bloco carnavalesco, mas com um espírito diferente das escolas de samba. As escolas eram bem organizadas, com diretoria constituída, mensalidade e mesmo o desfile sempre seguia uma ordem, com a divisão do grupo em alas.
O futuro bloco deveria ter outras características: um bloco mais espontâneo, ao estilo dos antigos corsos paulistas e daqueles que dominavam os carnavais de Salvador e Recife. Carnaval na rua, sem cordão de isolamento, onde todos pudessem participar e não somente assistir. A idéia encontrou adeptos, afinal de contas já existiam os instrumentos, os músicos e os foliões. Só faltava uma coisa: o nome do bloco.
O bar Capitólio era um dos redutos do pessoal. Todo final de tarde havia o encontro para o aperitivo. Boêmio irreverente, Toninho Degani era figura obrigatória e, comentando o assunto, a certa altura disse:
- A turma é infernal. A maioria mora na Benjamin Constant. O nome só pode ser DEMÔNIOS DA BENJAMIN.
Brilhante! O nome caiu como uma luva, sendo logo apoiado e passado à frente para a emoção de todos. Alguém acrescentou Acadêmicos, alegando que o bloco iria fazer escola e ensinar o samba à muita gente.
Estava fundado o bloco carnavalesco “DEMÔNIOS ACADÊMICOS DA BENJAMIN”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário